jusbrasil.com.br
2 de Abril de 2020

É possível que um indivíduo que cumpre pena em regime semiaberto volte a trabalhar?

Ramon Pacheco, Estudante de Direito
Publicado por Ramon Pacheco
há 2 meses

A resposta é clara e objetiva: Sim!

O direito ao trabalho é um direito dos presos que cumprem reprimenda em regime fechado e semiaberto, contribuindo como forma de sua ressocialização. Além disso, o apenado que exerce atividade laboral, consegue alguns benefícios como por exemplo o da remição de sua pena de 1 dia para cada 3 dias de trabalho.

Mas e no caso do goleiro Bruno, ele poderia voltar a ser jogador de futebol, ídolo e craque de um time mesmo sendo condenado por um crime bárbaro?

Ora, não há nenhum impedimento para que o jogador em questão retorne aos gramados, desde que algum time o contrate. Além disso, o crime praticado por ele não foi relacionado a sua profissão, ou seja, não existe nenhum impedimento para que ele retorne ao trabalho.

Todo o reeducando deve ter uma nova chance, até porque não existe prisão perpétua no Brasil. Um dia ele e outros serão soltos. O trabalho auxilia na ressocialização dos indivíduos e, ainda que o crime cometido seja bárbaro, os direitos dos condenados estão garantidos em nossa legislação.

No caso do goleiro, ele tem sim o direito de seguir com a sua vida e construir novamente a sua carreira no futebol, no entanto, sobre idolatria, as pessoas devem saber diferenciar entre idolatrar por ser um craque e idolatrar por ter cometido um crime. A mesma sociedade que o repudia é a que o idólatra. A mesma sociedade que quer que ele se ressocialize é a que não abre as portas para que isso aconteça.

Outro ponto é que tendo cometido ou não o crime, há de se ressaltar que ele teve uma brilhante carreira e que não é pelo fato de retornar aos gramados que ele deixará de cumprir pena, ou seja, ele continuará cumprindo pena mesmo retornando aos gramados.

Infelizmente é triste ver que a sociedade não clama por justiça, mas clama por vingança, violência, sangue e ódio.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)